
Elenco do Santa Cruz comemorando triunfo - Foto: Rafael Melo/Santa Cruz
A noite deste sábado aponta para a complexidade que se pode esperar da Série C do Campeonato Brasileiro, na teoria ou na prática. Em duelo de seis pontos, o Santa Cruz recebe o Vila Nova, às 19h, no Arruda, pela 14° rodada do Grupo A da competição. Isolado na liderança, com 30 pontos, o Tricolor terá desfalques importantes para o duelo, mas conta com o longo trabalho coletivo construído para, matematicamente, selar a classificação à próxima fase do campeonato.
Para alcançar o feito de forma antecipada, não se faz preciso abusar da matemática. Em caso de simples triunfo sobre o Tigre, o time comandado por Marcelo Martelotte chega aos 33 pontos e não poderá mais ser alcançado pelas equipes que figuram fora do G4, uma vez que Ferroviário (5°), Jacuipense (6°), Paysandu (7°) e Treze (8°), em caso de vitória nos cinco jogos restantes, só conseguem chegar a 32 e 31 pontos, respectivamente.
Manter a liderança, contudo, deve ser um caminho postergado, visto que, considerando as exceções Botafogo/PB e Imperatriz/MA, todos os outros times do grupo ainda podem ultrapassar a Cobra Coral numa projeção extrema de tropeços nas rodadas seguintes. Na lógica quase que idealizada de dar um passo "jogo após jogo", o Tricolor terá pela frente um Vila Nova que já soma 10 jogos sem perder e que detém a melhor defesa da Terceirona, com apenas seis gols sofridos. Em compensação, o Santa, há oito partidas de invencibilidade, ostenta o status de time que mais balançou as redes na competição, com 24 tentos anotados. Além dos números, as equipes se equiparam no quesito consistência coletiva, e claro, se utilizam bem desse artefato para justificar suas ações de jogo.
Com Paulinho, Pipico, Danny Morais, William Alves, Toty e Denílson indisponíveis, após serem afastados com Covid-19, Martelotte terá que mexer no esqueleto do time. O miolo de zaga deve ser assumido por Elivelton e Célio Santos. A lateral direita conta com três opções: Júnior, Augusto Potiguar e Bileu, sendo o volante de ofício o mais cotado para a posição. Na vaga de Paulinho, Tinga deve ser ladeado por André, enquanto Victor Rangel veste a camisa nove.
"Muito feliz de estar de volta ao trabalho. A ideia é contar com jogadores que já vinham atuando, sem modificar muito a maneira da equipe jogar. Hoje existe um padrão que o nosso time executa bem, independente dos jogadores que participam do jogo. Tenho certeza que a gente vai estar capacitado para fazer um grande jogo mesmo entendendo que as dificuldades devem ser grandes, até porque o nosso adversário faz uma campanha muito sólida. Tem tudo para ser um belo jogo de futebol", projetou Martelotte.
Vila Nova
Vindo de um empate com gosto de derrota com o Remo, o Vila terá dois desfalques para o confronto. O goleiro Fabrício, que vinha numa sequência de 25 jogos pelo Tigre, sendo um dos grandes responsáveis pela consistência defensiva da equipe de Bolívar, está no DM tratando uma lesão no joelho, enquanto o meio-campista Pablo cumpre suspensão pelo terceiro cartão amarelo.
Ficha do jogo
Santa Cruz
Maycon Cleiton; Bileu (Júnior), Elivelton, Célio Santos e Perí (Leonan); André, Tinga e Didira; Jáderson (Chiquinho), Lourenço e Victor Rangel. Técnico: Marcelo Martelotte.
Vila Nova
Cleriston; Celsinho, Adalberto, Donato e Mário Henrique; Pedro Bambu, Dudu e Alan Mineiro; Rodrigo Alves, Henan e Talles. Técnico: Bolivar.
Estádio: Arruda (Recife/PE)
Horário: 19h
Arbitragem: Felipe da Silva Gonçalves Paludo. Assistentes: Daniel do Espírito Santo Parro e Lilian da Silva Fernandes Bruno (trio do RJ).
Transmissão: DAZN.
FONTE: FOLHA PE