Publicada em 09/01/2021 às 09h18.
Conheça alternativas para o leite de origem animal
Extrato vegetal é alternativa segura para quem tem restrições à lactose.


Leite vegetal - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco


Há tempos, as prateleiras dos supermercados estão sendo abastecidas com o leite de origem vegetal. Opção importante e cada vez mais acessível para intolerantes à lactose, alérgicos à proteína do leite de vaca (APLV), veganos, entre outros casos de restrição alimentar. Para evitar dúvidas na hora da compra, a dica é se familiarizar com os benefícios nutricionais que cada extrato vegetal oferece. 


Segundo a nutricionista Aline Gomes, há grandes vantagens nesse tipo de consumo. Além de ser rico em vitamina E, do complexo B e de alguns minerais, como potássio, magnésio e zinco, apresenta as famosas “ gorduras boas”, chamadas de insaturadas. Outra vantagem é que possui uma porção de fibra”, defende. De olho nisso, é hora de fazer a leitura correta do rótulo. O primeiro item para ficar atento é o cálcio. Segundo a nutricionista Adriana Stavro, esse é um elemento essencial para a saúde dos ossos e a maioria dos derivados vegetais é enriquecida com esse nutriente. “Portanto, escolha um que contenha no mínimo 120 mg de cálcio por 100ml”, sugere. Por outro lado, a vitamina B12 é encontrada naturalmente em produtos de origem animal. Pessoas que limitam ou evitam estes produtos devem escolher opções enriquecidas com esta vitamina.


“Algumas pessoas têm alergias ou intolerâncias a certos ingredientes usados em leites à base de plantas, como glúten, nozes e soja. Verifique os rótulos se você tiver alergias ou intolerâncias. Na lista de benefícios, o leite de aveia regula o funcionamento do in­testino. Já o de amendoim atua como antioxidante. Enquanto o de amêndoas tem vitamina E e cálcio, e o de coco combate o colesterol ruim” reforça a especialista.


Extrato vegetal de soja


Tem sido o substituto não lácteo mais popular, porque seu perfil nutricional se assemelha muito ao leite de vaca. Algumas marcas são enriquecidas com cálcio e vitamina D. Uma xícara (240 ml) de leite de soja sem açúcar contém 80-90 calorias, 4-5g de gordura, 7-9g de proteína e 4g de carboidratos.


Amêndoas


Comparado ao leite de vaca tradicional, contém menos calorias e menos gorduras. Também é significativamente mais baixo em proteínas e carboidratos.

É um dos extratos vegetais de menor teor calórico disponíveis e é uma ótima opção para aqueles que desejam ou precisam diminuir o número de calorias estabelecida por um acompanhamento nutricional. Uma xícara (240 ml) de extrato de amêndoa, sem açúcar, contém 30 a 35 calorias, 2,5g de gordura, 1g de proteína e 1 a 2g de carboidratos.


Leite de coco


O extrato de coco é feito da água e da polpa branca dos cocos marrons. Tem uma textura cremosa e um sabor doce, mais sutil que o coco.

Um copo (240 ml) contém 45 calorias, 4g de gordura, nenhuma pro­teína e quase nenhum carboidrato.


Extrato de aveia


É naturalmente doce e de sabor suave. Pode ser usado para cozinhar da mesma maneira que o leite de vaca é ótimo com cereais ou smoothies.

Um copo (240 ml) contém 140-170 calorias, 4-5g de gordura, 2-5g de proteína e 19-29g de carboidratos.


Extrato do arroz


Tal como acontece com outros não lácteos, geralmente contém espessantes para melhorar a textura e o sabor. O extrato de arroz é o menos alergênico. Tem sabor suave e naturalmente doce, com consistência levemente aquosa. Uma xícara (240 ml) contém 130-140 calorias, 2-3g de gordura, 1g de proteína e 27-38g de carboidratos. 


FONTE: FOLHA PE 

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI