Publicada em 14/01/2021 às 09h00.
Celpe flagra furto de energia em três estabelecimentos em Boa Viagem
Proprietário de um dos locais, com histórico reincidente, foi preso pela polícia.


                                                                    Foto: Divulgação/Celpe


Uma operação da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), realizada na manhã desta quarta-feira (13), identificou desvio de energia em um restaurante e duas lojas no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife.

As equipes técnicas constataram ligações diretas e fraudes nos medidores de energia. A ação foi promovida pela área de inteligência da empresa e contou com o apoio da Polícia Civil e de peritos do Instituto de Criminalística. A concessionária ainda está calculando o volume de energia recuperada.

A primeira unidade consumidora a receber as equipes da Celpe foi uma loja de informática localizada em uma galeria na Avenida Domingos Ferreira.

Por ser reincidente e possuir débitos com a companhia, teve o medidor retirado e só será religada após o pagamento da dívida e multa. O proprietário foi levado pela polícia para a delegacia, onde foi preso em flagrante.

Na mesma galeria, os técnicos constataram que existia outra loja com os medidores fraudados, uma papelaria, que foi regularizada e teve o fornecimento normalizado.

O restaurante, por sua vez também era reincidente, não possuía medidor de energia e estava ligado direto na rede de distribuição da Celpe. A equipe da concessionária promoveu a regularização do imóvel e instalou o medidor.

Técnicos da concessionária ainda visitaram uma padaria, mas não identificaram o furto, apenas o medidor adulterado. O equipamento foi substituído.

“A ação desta quarta-feira foi resultado de um estudo da rede realizado pelo núcleo de inteligência da Celpe. Enviamos uma equipe de inspeção aos locais e constatamos as irregularidades, juntamente com a autoridade policial. É importante ressaltar que todas as vezes que ocorre o furto de energia, a conta dessas pessoas é paga pelos demais clientes, segundo a norma da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que regula o setor em todo o Brasil. Por isso é tão importante que as pessoas denunciem sempre que desconfiarem de algum tipo de irregularidade na rede”, relata o gerente de Recuperação de Receita da Celpe, Gustavo Santos.

A Celpe reforça que o furto de energia é crime sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro. Além de acarretar prejuízos à população, a prática representa riscos de acidentes graves.

Em caso de denúncias, os clientes podem entrar em contato pelos canais de atendimento da concessionária, sem a necessidade de identificação.


FONTE: FOLHA PE

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI