Publicada em 19/01/2021 às 08h53.
Apple pode ser obrigada a remover Telegram da App Store nos EUA
No processo movido em um tribunal da Califórnia, a organização afirma que o app de mensagens tem sido usado por apoiadores de Donald Trump para coordenar e incitar atos de violência.


                                                               Imagem: App Store/Reprodução


A organização sem fins lucrativos Coalition for a Safer Web, que atua em busca de uma “internet mais segura”, entrou com ação judicial contra a Apple nos Estados Unidos, exigindo a remoção imediata do Telegram da App Store.

Conforme relatou o The Washington Post neste domingo (17), o grupo alega que a Maçã não está tomando nenhuma providência para moderar as comunicações feitas por meio do mensageiro, facilitando as ações de grupos extremistas e de ódio na plataforma, como aqueles responsáveis pelo ataque ao Capitólio dos EUA, ocorrido no último dia 6.

No processo movido em um tribunal da Califórnia, a organização afirma que o app de mensagens tem sido usado por apoiadores de Donald Trump para coordenar e incitar atos de violência na data da posse de Joe Biden, programada para a próxima quarta-feira (20), além de mencionar uma grande presença de grupos racistas e antissemitas agindo livremente no serviço.

Ainda de acordo com a Coalition for a Safer Web, a gigante de Cupertino já deveria ter aplicado ao Telegram as mesmas restrições impostas à rede social Parler, cujo app foi removido da loja oficial do iOS devido à falta de moderação de conteúdos promovendo a violência. Apesar dos diversos relatos recebidos, a companhia não tomou nenhuma atitude até o momento.


Empresas ainda não se pronunciaram

Por enquanto, não está claro como a dona do iPhone vai encarar este processo e se ela verá o aumento da circulação de conteúdos extremistas no mensageiro como uma violação às políticas da App Store, uma vez que o Telegram não é uma rede social aberta como o Parler.

Além da proibição de novos downloads do mensageiro até o alinhamento dele com os termos de uso da loja de apps, o grupo pede indenizações compensatórias não especificadas.

Tanto a Apple quanto o Telegram ainda não comentaram o assunto.


FONTE: TECMUNDO

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2026
Desenvolvido por RODRIGOTI