Publicada em 03/02/2021 às 11h31.
Lira e Pacheco prometem volta do auxílio emergencial 'com respeito ao teto'
Os políticos prometem discutir pautas de reativação da atividade econômica no país.


Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (MDB-SP) assinam declaração conjunta - Foto: Reprodução/CNN (03.fev.2021)


Os novos presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (DEM-MG), assinaram nesta quarta-feira (3) uma declaração conjunta em que prometem estudar formas de retomar o pagamento do auxílio emergencial para os brasileiros sem estourar o teto de gastos do governo.


“O Senado Federal e a Câmara dos Deputados manifestam que trabalharão de forma conjunta, harmônica e colaborativa em todos os temas que possam facilitar e ajudar os brasileiros na superação do drama da pandemia, incluindo, sobretudo, a análise das possibilidades fiscais para, respeitando o teto de gastos, avaliar alternativas de oferecer a segurança financeira através de auxílio emergencial”, diz o documento. 


O texto diz ainda que os dois se comprometem a , com a equipe econômica e com "todos que queiram contribuir para que o Brasil retome, o mais rapidamente possível, um padrão mínimo de sua produção e geração de riquezas".


Ao apresentar o documento, Pacheco destacou ainda outras propostas que ele e Lira pretendem avançar nas duas Casas legislativas, incluindo a PEC 186/2019, conhecida como PEC emergencial, que cria mecanismos de ajuste fiscal no Brasil, a PEC dos fundos públicos e a PEC do pacto federativo.


Ele também prometeu que tratará da reforma tributária e disse que será definido um prazo para que as comissões tanto na Câmara quanto no Senado que analisam os projetos apresentem seus pareceres.


"Essa declaração é um símbolo de como vamos trabalhar as duas casas legislativas, com diálogo, harmonia, procurando sempre agilizar as pautas necessárias ao crescimento e desenvolvimento do nosso país", disse Lira.


Combate ao novo coronavírus


O documento assinado por Lira e Pacheco traz ainda promessas em relação ao combate da pandemia do novo coronavírus.


Um dos pontos defendidos por ambos é a necessidade de buscar formas legais para tornar mais ágil o acesso às vacinas para os brasileiros, "sempre garantindo o rigor científico, a qualidade do produto e a segurança para os nossos cidadãos".


Isso inclui, por exemplo, mudanças que forem necessárias nos processos legais para o licenciamento de vacinas, por exemplo.


"[Vamos] assegurar, de forma prioritária, que todos os recursos para aquisição de vacinas estejam disponíveis para o Poder Executivo e que não faltem meios para que toda a população possa ser vacinada no prazo mais rápido possível]", diz o documento.



FONTE: CNNBRASIL.COM.BR

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2026
Desenvolvido por RODRIGOTI