Publicada em 15/09/2021 às 09h43.
Entenda como funcionam as exposições de cães
Muito comuns no Brasil, mas ainda pouco conhecidas, as exposições servem para selecionar e premiar os cães que mais se destacam em cada raça.


Monteiro Cronos em exposição / Reprodução do Canil Monteiros.


As exposições cinófilas são um tipo de competição em que os cães que mais se destacam por raça são premiados. Elas são gerenciadas pela Confederação Brasileira de Cinofilia e obedecem um calendário anual. Porém, em cada estado, existem clubes que organizam essas exposições para a Confederação. 


Em Pernambuco, o responsável pelas exposições é o Kennel Club, que anualmente organiza os eventos em pelo menos quatro cidades: Recife, Caruaru, Petrolina e Garanhuns. Mas você já deve estar se perguntando: na prática, como funcionam as exposições? Para ajudar a entender esse assunto, o proprietário do Canil Monteiros, Mário Monteiro, explica melhor: 


“Nas exposições, os cães são divididos em 11 grupos, cada grupo com raças que que possuem características semelhantes, sejam pelo temperamento ou função. E a primeira etapa da exposição consiste em julgar o melhor animal de cada raça. Em seguida, os juízes escolhem o melhor de cada grupo e por fim, os selecionados, concorrem ao título de melhor da exposição, o ‘Best In Show’, que conta com cinco colocações”, afirma Mário.


O Canil Monteiros inclusive, é um lar de campeões. Além do já consagrado e conhecido Monteiros Cronos, outros animais, todos da raça Pit Bull, se destacaram ganhando finais de exposição, como por exemplo: Spirit, Mestiço, Aires e Meriva, que ficaram consagrados como referências na raça. 


Mas apesar de toda a visibilidade que um prêmio traz, Mário explica que para os criadores, as exposições vão além disso, já que as premiações são importantes também para identificar cães que tenham as melhores características dentro do padrão da raça, e que serão selecionados pelo criador para a reprodução. “As exposições são muito importantes para que possamos continuar o trabalho de aperfeiçoamento das raças, mantendo as criações em alto nível. Assim, elas também representam um importante mecanismo de seleção e de preservação das raças puras”, completa ele.

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI