Publicada em 01/08/2022 às 10h19.
Convenções partidárias são realizadas em Pernambuco; confira os candidatos de cada partido
Candidatos a governadores do estado de Pernambuco foram lançados no sábado (30) e domingo (31).


Evento de Raquel / Reprodução do g1.


O último final de semana de julho foi marcado por oficializações de candidaturas ao Governo do estado de Pernambuco.


Raquel Lyra


No sábado (30), O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e o Cidadania oficializaram o nome de Raquel Lyra (PSDB) como candidata ao governo de Pernambuco nas eleições de outubro. Priscila Krause (Cidadania) será vice na chapa, enquanto o ex-deputado federal Guilherme Coelho (PSDB) é o candidato ao Senado.


O PSDB e o Cidadania vão concorrer nas eleições de Pernambuco com 36 candidatos a deputados estaduais (17 do PSDB e 19 do Cidadania) e 18 a deputados federais (16 do PSDB e 3 do Cidadania).


  • Perfis das candidatas:


Raquel Lyra tem 43 anos, foi a primeira mulher eleita prefeita de Caruaru, no Agreste, e tenta ser a primeira mulher a governar Pernambuco. Formada em direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com pós-graduação em direito econômico e de empresas, assumiu em 2002 assumiu o cargo de delegada da Polícia Federal, onde permaneceu até 2005, quando foi aprovada para a Procuradoria Geral do Estado.


Nascida no Recife, a pré-candidata foi eleita duas vezes deputada estadual pelo PSB. No segundo mandato, foi secretária da Infância e Juventude do Estado. Em Caruaru, no Agreste, ela foi a primeira mulher a ser eleita em 2016, e foi reeleita em 2020 com 66% dos votos válidos.


Candidata a vice na chapa, Priscila Krause é jornalista e tem 44 anos. Ela exerce mandados eletivos há 18 anos. Ao discursar, Priscila Krause falou sobre tua atuação na política, na Câmara dos Vereadores do Recife e na Assembleia Legislativa de Pernambuco.



Evento de Marília / Reprodução do g1.


Marília Arraes


No domingo (31), foi a vez do Solidariedade oficializar o nome de Marília Arraes como candidata ao governo de Pernambuco nas eleições de outubro. Sebastião Oliveira (Avante) será vice na chapa, que terá ainda André de Paula (PSD) como candidato ao Senado.

 

A coligação vai concorrer nas eleições de Pernambuco com 118 candidatos a deputados estaduais e 58 a deputados federais.


  • Perfis dos candidatos:

Marília Arraes é recifense, foi vereadora por três mandatos e é a única mulher deputada federal por Pernambuco na atual Legislatura da Câmara dos Deputados. Também é a segunda mulher da história a ocupar o cargo de Segunda Secretária da Mesa Diretora da Casa.


Em 2020, foi candidata a Prefeita do Recife e se tornou a primeira mulher da história da cidade a disputar o segundo turno da eleição municipal do Recife.


Já Sebastião Oliveira entrou na vida política em 2002, quando foi eleito deputado estadual com 25.470 votos, após exercer a medicina e atuar como professor da Universidade de Pernambuco (UPE) por vários anos.


Na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), foi presidente da Comissão de Saúde e da relatoria da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) Estadual dos Planos de Saúde.



Evento de Miguel / Reprodução do g1.


Miguel Coelho


Ainda no domingo (31), também foi dia do lançamento da chapa de Miguel Coelho e Alessandra Vieira, candidatos a governador e vice-governadora de Pernambuco, respectivamente. Os dois são filiados ao partido União Brasil, que promoveu uma convenção para confirmar as candidaturas às eleições de outubro.

 

O União Brasil concorre às eleições com 26 candidatos a deputado federal e 50 candidatos a deputado estadual. Além desses e dos candidatos ao governo, o nome do empresário Carlos Andrade Lima (União Brasil), candidato ao Senado, também foi oficializado na convenção.


  • Perfis dos candidatos:

Miguel Coelho tem 31 anos, nasceu no Recife e vem de uma família tradicional de políticos do Sertão de Pernambuco. É filho do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) e seus irmãos são o deputado federal Fernando Coelho Filho (União) e o deputado estadual Antônio Coelho (União).


É formado em direito, tem pós-graduação em liderança e gestão pública e, atualmente, faz pós-graduação em gestão de negócios. Já exerceu o cargo de deputado estadual, antes de concorrer à prefeitura de Petrolina, quando era filiado ao PSB, para o qual foi eleito com 55 mil votos. Foi, na época, o deputado estadual mais jovem de Pernambuco, com 24 anos. Também já foi filiado ao MDB, DEM e, agora, concorre pelo União Brasil.

 

Em 2016, Miguel Coelho, ainda no PSB, renunciou ao cargo de deputado ao assumir a prefeitura de Petrolina. Para o primeiro mandato na cidade, foi eleito com 38,8% dos votos válidos, equivalente a 60.509 votos. Na reeleição, quando já tinha migrado para o MDB, teve 121.300, Ou 76,19% dos votos válidos.

 

A candidata a vice, Alessandra Vieira, é deputada estadual em primeiro mandato e tem 48 anos. Nasceu em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste de Pernambuco. Atualmente, é 4ª secretária da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).



Evento de Anderson / Reprodução do g1.


Anderson Ferreira

 

O Partido Liberal (PL) oficializou, neste domingo (31), o nome de Anderson Ferreira como candidato ao governo de Pernambuco nas eleições de outubro. Izabel Urquiza será vice na chapa, enquanto o ex-ministro Gilson Machado foi oficializado como candidato ao Senado. Ambos também são do PL.


O PL vai concorrer nas eleições de Pernambuco com 50 candidatos a deputados estaduais e 26 a deputados federais.


  • Perfis dos candidatos:

Anderson Ferreira Rodrigues nasceu no Recife e tem 49 anos. Empresário, casado e pai de três filhos, o político integra o grupo dos Ferreira, do qual também fazem parte o pai de Anderson, o deputado Manoel Ferreirao deputado federal André Ferreira, irmão do candidato, e o vereador do Recife, Fred Ferreira, que também é da família.


Anderson Ferreira começou a carreira política em 2010, quando se candidatou a deputado federal pelo então Partido da República (PR). Recebeu 48.435 votos e entrou na Câmara pelo cálculo da média. Cumpriu o mandato de 2011 a 2014. Em 2014, candidatou-se a deputado federal novamente, ainda pelo PR. Recebeu 150.565 votos, sendo o 5º deputado mais votado do pleito.

 

Em 2016, ainda pelo PR, disputou a prefeitura de Jaboatão dos Guararapes pela primeira vez. Foi para a disputa no 2º turno contra Neco, do PDT. Ganhou com 58,5% dos votos válidos, que correspondem a 171.057 votos. Renunciou ao mandato de deputado federal, na Legislatura 2015-2019, para assumir o mandato de Prefeito de Jaboatão dos Guararapes, em 1 de janeiro de 2017.


Em 2017, se filiou ao PL, partido pelo qual concorreu à reeleição em 2020. Ganhou no 1º turno com 54,28% dos votos válidos, que correspondem a 144.586 votos. Em 31 de março de 2022 renunciou ao mandato de prefeito para concorrer ao Governo do Estado pelo PL, hoje partido do presidente Jair Bolsonaro. Anderson Ferreira é o presidente estadual do PL.

 

Izabel Urquiza é formada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e advogada de carreira da Caixa Econômica Federal, Izabel Urquiza tem 53 anos. Ela é filha do ex-deputado estadual Hélio Urquiza e da ex-prefeita de Olinda e ex-deputada estadual Jacilda Urquiza.

 

Foi secretária-executiva do Programa Nacional de Desenvolvimento e Estruturação do Turismo (Prodetur), vinculado à Secretaria Estadual de Turismo, entre 2014 e 2015, e representante da unidade descentralizada em Pernambuco do Ministério das Cidades.


Ela foi candidata a deputada estadual em 2018, pelo PSC. Foi candidata à prefeitura de Olinda em 2016 pelo PSDB. Em 2012, também concorreu ao cargo, mas pelo PMDB.





 

 


Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI