Publicada em 01/08/2022 às 10h25.
No sufoco, Brasil vence Colômbia e é campeão da Copa América feminina pela oitava vez
Brasileiras encontraram dificuldades na partida, mas continuam dominando o futebol sul-americano.


Brasileiras levaram a taça pela oitava vez / Reprodução do google.


Brasil venceu a Colômbia por 1x0 e se sagrou campeã da Copa América Feminina pela oitava vez na história. As brasileiras tiveram dificuldades contra as anfitriãs, que contaram com o Estádio Alfonso López, em Bucaramanga, lotado e apoiando durante os 90 minutos.


As duas equipes já entraram em campo com a classificação garantida para a Copa do Mundo 2023 (junto com a Argentina, que venceu o Paraguai na disputa de 3º lugar) e para as Olímpiadas 2024.


Logo no início da partida um susto para o Brasil. Aos seis minutos a volante Angelina sentiu o joelho esquerdo após uma dividida, e teve que deixar a partida de maca e chorando bastante. Para seu lugar entrou Duda.


A partir daí o que se viu foi uma Colômbia pressionando muito e um Brasil com dificuldades para sair jogando, o que resultava em passes errados. Aos 13 minutos, Linda Caicedo invadiu a grande área, cortou e bateu por cima do gol. Com mais volume de jogo, as colombianas chegaram com Catalina Usme aos 20, em cobrança de falta, e aos 21, em um chute de lado.


Com dificuldade criativa, o Brasil precisou da individualidade de Debinha para levar perigo. Aos 36, ela tabelou no meio, invadiu a área e foi derrubada por Vanegas. Pênalti para o Brasil. A própria Debinha no canto direito, cobrou deslocando a goleira Catalina Pérez. 1x0 Brasil, o quinto gol de Debinha na competição, artilheira da seleção junto com Adriana.


Segundo tempo truncado


O início do segundo tempo foi diferente da tônica da primeira etapa, o Brasil teve três oportunidades de abrir o placar. A primeira com Antônia, aos 3, com um chute de canhota que a goleira Pérez espalmou para escanteio. Na cobrança, Rafaelle cabeceia, a bola bate na zaga e ela pega o rebote, mas a bola desvia novamente na zaga colombiana. A terceira foi novamente com Debinha, ela recebeu lançamento nas costas da zaga, invadiu a área e tocou na saída de Pérez, que fez uma excelente defesa.


Após o bom começo brasileiro, o jogo ficou bastante truncado. As colombianas chegaram com força nas divididas e ambos os times novamente tiveram dificuldades de trocar passe. Com a partida morna, as chances que surgiam levavam pouco perigo as goleiras. Somente aos 30 minutos, Linda Caicedo recebeu lançamento, ajeitou e bateu colocado levando perigo ao gol do Brasil.


O tempo foi passando e a Colômbia encontrava dificuldades para atacar. Aos 43, Usme chutou de fora da área e obrigou Lorena a espalmar para escanteio. Mas esse foi o último lance de perigo das colombianas, que ainda viram o Brasil atacar com Geyse, que fez ótima jogada individual pela direita e cruzou rasteiro para Luana. Livre de marcação, ela ajeitou e mandou pra fora. Apesar do gol perdido, a festa foi das brasileiras que ouviram o apito final logo depois.


Este foi o oitavo título do Brasil em nove edições de Copa América - apenas em 2006 as brasileiras perderam o título, sendo vice-campeãs para a Argentina. A seleção terminou o campeonato de maneira perfeita: seis jogos, seis vitórias, 20 gols marcados e nenhum sofrido. O título de Pia Sundhage também marcou a primeira vez que uma técnica venceu o torneio. 


FONTE: FOLHA DE PERNAMBUCO.

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI