Publicada em 08/08/2022 às 09h45.
Entenda a importância do colesterol para o nosso corpo e saiba como manter as taxas reguladas
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, 40% dos brasileiros têm colesterol desregulado.



Cerca de 40% da população brasileira tem taxas de colesterol desreguladas, segundo aponta a Sociedade Brasileira de Cardiologia. A substância, tida como um das vilãs da saúde, possui relação direta com as doenças cardiovasculares. Mas, apesar disto, ela também desempenha função essencial no organismo.


O nutricionista Ruy Santos explica que existem dois tipos de colesterol: o HDL, que é uma lipoproteína de alta densidade; e o LDL, uma lipoproteína de baixa densidade. 


"O HDL é o famoso 'bom colesterol', e o LDL é o 'colesterol ruim'. Muita gente pensa que é preciso zerar essa taxa, mas não é assim que funciona. A gente precisa ter cuidado com o excesso de LDL, porque o seu acúmulo é o que aumenta o risco de ataques cardíacos ou de acidente vascular cerebral, por exemplo", explicou Ruy.


Quanto ao HDL, já é o oposto, pois ele impede o seu acúmulo, ou seja, quanto mais altas forem as taxas do bom colesterol, mais proteção para o organismo.


Ainda de acordo com Ruy, diferente do que muita gente pensa, o colesterol não tem relação direta com o peso, ou melhor, com o sobrepeso. "Muita gente acha que, por ser magrinha, não tem as taxas alteradas. Mas se a pessoa comer coisas gordurosas com frequência, o colesterol ruim vai estar alto sim", alertou.


Para esse controle do colesterol, uma mudança de hábitos é necessária, a começar pela alimentação. O nutricionista Ruy recomenda que os alimentos da terra, como frutas, verduras e legumes, tenham prioridade na dieta.


Problemas além do coração


Denominado cientificamente de hipercolesterolemia, o colesterol alto também pode piorar o diabetes e a hipertensão, doenças conhecidas por incidir na qualidade da visão. “Podem-se formar placas de gordura na corrente sanguínea, que entopem os vasos do paciente e provocam obstruções na passagem do sangue para os tecidos oculares e para a retina, podendo causar perda visual severa”, comenta a oftalmologista Vanessa Andrada, do Instituto de Olhos do Recife, que complementa: "O aumento do colesterol sérico é associado à elevação na pressão intraocular, que pode desencadear ou mesmo agravar o glaucoma do paciente."


FONTE: NOTÍCIA AO MINUTO.



Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2026
Desenvolvido por RODRIGOTI