Na próxima semana, os vereadores de Maragogi devem votar um Projeto de Lei (PL) que regulamenta a atividade dos bugueiros no município, um dos principais polos turísticos do estado. O PL foi encaminhado à Câmara Municipal da cidade na última sexta (20), após uma reunião entre gestores municipais, prefeito Henrique Peixoto e integrantes da Associação dos Bugueiros de Maragogi.
Segundo o prefeito, é necessário estabelecer normas para a atuação dos bugueiros na cidade, atividade que acontece há mais de 20 anos e está diretamente relacionada ao turismo local. “A aprovação do PL contribuirá para o desempenho da atividade, com toda segurança para o turista e garantias para o condutor, que é muito mais que um motorista, é um guia que leva milhares de visitantes brasileiros e estrangeiros a conhecer as belezas naturais do nosso município”, explicou.
De acordo com a secretária de Turismo de Maragogi, Mariana Gorenstein, o reconhecimento da atividade como uma atividade econômica pelo município é o primeiro passo para começar um trabalho de formalização e regulamentação que também envolve órgãos ambientais.
“O que pretendemos é regulamentar o passeio turístico com esse tipo de veículo, que deve ser realizado com o acompanhamento dos órgãos ambientais, como o ICMBio [Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade], responsável pela área de proteção ambiental em que o município está inserido”, destacou.
Recentemente, a prefeitura recebeu notificações do Ministério Público Federal por causa do uso indevido desse tipo de veículo em determinados trechos de praias do Litoral Norte do estado, inseridas na Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais.
GW