Uma pesquisa realizada pela SimilarWeb mostra que o WhatsApp, de propriedade do Facebook, é o líder mundial na categoria, superando facilmente seus rivais em diversos países analisados. O aplicativo tem larga vantagem sobre seus concorrentes, como Telegram, Viber, Line, WeChat, entre outros.
A pesquisa foi conduzida em 187 países e analisou os hábitos dos usuários Android para determinar quais os mensageiros mais utilizados. Dos países analisados, o WhatsApp lidera em 109, ou 55,6% do mundo. Brasil, México, Índia, Rússia, Espanha, Itália e Reno Unido são alguns exemplos de territórios dominados pelos mensageiros.
O segundo lugar na pesquisa, o Facebook Messenger, aparece na liderança em 49 países, incluindo Austrália, Estados Unidos, Canadá, Portugal e França. O Viber foi outro único aplicativo que conseguiu liderança em mais de 10 países. O app mostra forte popularidade na Europa Ocidental e é o mais utilizado na Moldávia, Ucrânia e Belarus. Desde abril de 2016, o Viber foi instalado em 65% de todos os dispositivos Android na Ucrânia. Países como Iraque, Líbia e Sri Lanka também adotam o app como principal mensageiro em seus dispositivos.
A China, um dos principais mercados de smartphones do mundo, tem o WeChat como principal mensageiro. A curiosidade da pesquisa fica por conta do BBM, da BlackBerry. O aplicativo é líder na Indonésia, onde foi instalado em 87,5% de todos os dispositivos Android desde abril de 2016, superando de longe qualquer outro concorrente.
Em outros países, a situação não é a mesma. Nos Estados Unidos, por exemplo, o BBM está presente em apenas 0,42% dos aparelhos Android. Mesmo não conseguindo liderança em alguns dos principais mercados do mundo, o Facebook é dono de mais de dois terços do mercado de aplicativos de mensagens para Android. WhatsApp e Messenger estão bem longe de ser ameaçados e devem manter o domínio por um longo tempo.
Canaltech