
Imagem meramente ilustrativa.
Além do expressivo aumento no setor Companhias
Aéreas de 228%, também foram destaques em Pernambuco os segmentos de:
Prestadores de Serviços (41%), Serviços (17%), Supermercado (16%), Restaurante
(12%), Lojas de Artigos Diversos (3%) e Telecomunicação (2%).
Por outro lado, as classes C e D em Pernambuco gastaram menos com Automóveis e Veículos (-31%), Rede Online (-17%), Hotéis e Motéis (-13%), Lojas de Roupas (-9%), Transporte (-6%), Combustível (-5%) e Drogaria/Farmácia (-1%).
Resultados nacionais
No levantamento, todas as regiões do Brasil mostraram aumento no consumo, com o Norte impactando mais no resultado (11,5%). Nas demais regiões, o Centro-Oeste fechou com alta de 9,4% no consumo, seguido do Sudeste (8,4%), Sul (8,3%) e Nordeste (6,6%).
Nacionalmente, os setores que se destacaram com as altas mais significativas foram Supermercados (12%), Restaurantes (12%), Prestadores de Serviços (6%), Transportes (4%) e Lojas de Artigos Diversos (45%). Já os setores que mostraram quedas no consumo foram de Rede Online (-12%) e Roupas (-4%).
Expectativa positiva
Luciana Godoy, CEO da Superdigital Brasil, afirmou que o consumo das famílias mostrou uma melhora em julho. “Esperamos que permaneça nos próximos meses, já que a inflação tem mostrado algum recuo e o pagamento do novo auxílio será efetuado a partir de agosto”, afirma a executiva.
O levantamento mostrou também que o principal gasto no orçamento continua sendo com Supermercado (38,8%), seguido de Restaurante (13,7%), Lojas de Artigos Diversos (10,2%), e Combustível (6,8%).
Outro dado da pesquisa mostrou que 87% dos gastos totais
foram feitos presencialmente, mantendo o indicador de junho.
Realizado mensalmente, o levantamento tem o intuito de traçar o perfil do consumidor das classes de menor poder aquisitivo.
FONTE: FOLHA DE PERNAMBUCO.