Publicada em 22/02/2017 às 09h28.
Governo de Pernambuco anuncia reforço policial no carnaval da Mata Sul
Agreste, Litoral e Sertão, também receberão o apoio de 31 mil policiais.

Esquema de policiamento para o Carnaval de Pernambuco foi anunciado nesta terça-feira (21) (Foto: Penélope Araújo G1)

 

A segurança do carnaval em Pernambuco contará com 31.213 policiais militares, civis e bombeiros. Esse efetivo será lançado entre a sexta-feira (24) e o dia 5 de março. O decreto que obriga os servidores das Polícias Militar, Civil, Científica e Corpo e Bombeiros a cumprir a escala de carnaval foi publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (21). 


O esquema foi apresentado na manhã desta terça, durante entrevista coletiva, na sede da Secretaria de Defesa Social (SDS), em Santo Amaro, na área central do Recife. O efetivo vai trabalhar na Região Metropolitana do Recife (RMR) e no Interior.


Dos 31.213 postos de trabalho do carnaval, 23.021 são dos quadros da PM, 4.692 são da Polícia Civil, 2.892 vêm do Corpo de Bombeiros. Quatrocentos e quarenta e três homens pertencem à Polícia Científica, 118 atuam pela Corregedoria e 47 estão no Grupamento tático Aéreo (GTA).


Para acompanhar a folia em tempo real, também estará em funcionamento o Centro de Operações do carnaval, que vai atuar em tempo integral, de forma integrada com diversos órgãos, como as Polícias Federal e Rodoviária Federal, Metrorec, Grande Recife Consórcio e Prefeitura do Recife.


A ação no carnaval terá como destaque eventos como o Galo da Madrugada, no sábado (25), as festas no Recife Antigo e a folia em Olinda, na Região Metropolitana. O efetivo também será deslocado para outras cinco cidades do Grande Recife e 17 do Interior.


De acordo com o secretário de Defesa Social, Angelo Fernandes Gioia, o efetivo lançado será ‘bem próximo’ ao de anos anteriores. “Proporcionalmente, teremos mais policiamento, uma vez que diversas cidades, a exemplo de São Lourenço da Mata e Carpina, cancelaram os festejos por falta de recursos financeiros”, comentou.


Ele disse, ainda, que toda a força policial especializada estará à disposição. Além disso, a SDS contará com dois helicópteros. “Teremos duas plataformas elevadas, câmeras de videomonitoramento, unidades avançadas nos focos de folia, agentes de inteligência infiltrados entre os foliões e reforço da frota de veículos”, comentou.


Na coletiva, Gioia mandou um recado aos foliões a para os policiais. “Brinquem com muita alegria e cultura de paz. E aqueles que tentarem a desordem terão uma resposta rápida e efetiva da nossa tropa, que, a despeito dos alardes feitos por uma minoria pregadora de um suposto caos, está bastante motivada”, disparou.


O secretário-executivo de Defesa Social, João Luiz Caetano, também destacou que o efetivo é suficiente para garantir a seguranca do folião. "O planejamento foi feito com responsabilidade. Não vamos ter falta de policiamento. Temos certeza que o cidadão vai curtir a festa em paz, sem transtornos", afirmou.


Centro de operações

No Centro de Operações, a equipe da SDS poderá visualizar as câmeras de videomonitoramento instaladas no Sítio Histórico de Olinda, no Recife Antigo e nas ruas do Centro. Os policiais vão receber as imagens captadas por duas plataformas elevadas (cada uma com 14 câmeras, a uma altura de 15 metros) instaladas na Praça do Carmo e próxima ao Marco Zero.


Também contarão com informações coletadas pelos postos avançados e policiais responsáveis pelas rondas, nas mais diversas modalidades, como a cavalo, a pé, com uso de cães e motorizados, segundo o secretário executivo da SDS, João Luiz Caetano.


Polos

No Recife, o planejamento operacional leva em conta as festa em 47 polos. Os principais focos de folia são: Marco Zero, Pátio de São Pedro, Arsenal da Marinha, Cais da Alfândega, Rua da Moeda, Praça da Independência, Campo Grande, Ibura, Cordeiro, Brasília Teimosa, Várzea, Linha do Tiro, Lagoa do Araçá, Alto José do Pinho, Jaqueira, Macaxeira, Dona Lindu e Santana.


Na Região Metropolitana, terão maior reforço, além de Recife e Olinda, as cidades de Araçoiaba, Camaragibe, Itamaracá Ipojuca, Moreno e Itapissuma.


No Interior, considerando o porte de suas festas, os municípios com maior ostensividade são: Vitória de Santo Antão, Nazaré da Mata, Goiana, Paudalho, Bezerros, Timbaúba, Catende, Tamandaré, Pesqueira, Surubim, Arcoverde, Triunfo, Belém do São Francisco, Salgueiro, Trindade, Serra Talhada e Petrolina.


Operação padrão

Desde dezembro de 2016, representantes de associações de policiais militares realizam operação-padrão em Pernambuco. Eles se negam a fazer as jornadas extras de segurança. Diante disso, o governo puniu integrantes das entidades. O governo do estado enviou para a Assembleia Legislativa (Alepe) e aprovou o projeto de reajuste da categoria, em meio a protestos.


Na segunda-feira (20), o novo comandante da PM, coronel Vanildo Maranhão, que assimiu o cargo logo depois da aprovação do projeto, garantiu que não faltaria policial para o carnaval de 2017. Segundo ele, a festa vai transcorrer dentro da normalidade no nosso estado, uma vez que as principais unidades já estão atreladas a esse planejamento.


Durante as prévias em Pernambuco, foram denunciados vários casos de violência. No domingo (19), houve briga de jovens no Sítio Histórico de Olinda. No fim de janeiro, moradores da cidade enviaram vídeos para o Whats App da Rede Globo e mostraram guerra de garrafas e arrastões. 


G1

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI