Publicada em 12/02/2016 às 13h30.
Criadores de luva que traduz Libras em MT fazem campanha
A campanha já começou, principalmente por meio das redes sociais.

Alunos, professores e coordenadores da Escola Estadual Oscar Soares, em Juara, cidade localizada a 690 km deCuiabá, fazem uma campanha nas redes sociais para que três estudantes e um orientador viagem a São Paulo para representar Mato Grosso na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), na Universidade de São Paulo (USP), no mês que vem.


Os quatro desenvolveram uma luva que transforma em áudio movimentos da Língua Brasileira de Sinais (Libras).


Os estudantes do ensino técnico em informática João Gabriel dos Santos França e Alexsandro Dias Neratka, além do técnico em informática Adriano dos Santos Freide e do professor Cléber Severino Guedes desenvolveram o projeoto que foi apresentado e premiado com a primeira colocação na II Feira de Ciências da Educação Básica de Mato Grosso (Feceb-MT), realizada em outubro do ano passado, em Cuiabá.


De acordo com Adriano, a campanha foi idealizada em conjunto com a diretoria da escola e a ideia é arrecadar uma quantia em dinheiro suficiente para custear as passagens de ida e volta dos pesquisadores.


“Fizemos uma reunião com todos da escola no início do ano e concluímos que precisaríamos de algo assim [campanha] para podermos participar do evento. A viagem, estadia e a alimentação ficam totalmente por nossa conta. Então, calculamos que vamos precisar de uma quantia de mais ou menos R$ 9 mil para cobrir os gastos dessas quatro pessoas”, explica.


A campanha já começou, principalmente por meio das redes sociais. Os alunos da Escola Estadual Oscar Soares produziram, inclusive, um vídeo que conta um pouco da trajetória dos jovens. “Tudo está sendo, por enquanto, no 'boca a boca', mas pretendemos anunciar na televisão, na rádio, no jornal e tudo mais. Queremos muito ir para esse evento que representaria muito para a gente”, defende.


A luva que lê Libras foi apresentada na VII Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação realizada em outubro, na capital. Na época, o equipamento era ainda um protótipo e tinha algumas dificuldades para interpretar alguns movimentos mais complexos da mão. O equipamento foi melhorado e a versão '2.0' da ideia deve ser levada para São Paulo.


Estudantes de 16 e 19 anos construíram luva (Foto: Everson Teodoro da Silva/ G1)

Estudantes de 16 e 19 anos construíram luva (Foto: Everson Teodoro da Silva/ G1)

“Nós substitauímos os sensores antigos por um sensor chamado de 'flex'. Ele é bem mais caro, mas em compensação captura melhor os movimentos feitos pela mão. Agora, nós conseguimos fazer quase todo o alfabeto e os numerais. Além disso, desenvolvemos uma placa inteira, colocamos um bateria para tornar o equipamento independente da energia elétrica de um computador e ainda diminuímos a quantidade de fios”, conta.


A ideia da criação é promover a inclusão de deficientes auditivos e ouvintes e facilitar o acesso ao produto, que já é comercializado. Esses equipamentos existentes, porém, são caros e de difícil acesso. A intenção dos alunos é, também, baratear os custos desta tecnologia.


O técnico em informática explica que a luva interpreta os movimentos da mão por meio dos sensores e que são decodificados a partir da programação da placa e transformados em áudios, que estão gravados em um cartão de memória. A invenção ainda tem uma entrada que permite que a letra ou número feita pela mão possa ser transmitida em formato de som através de fones de ouvido ou até caixas sonoras.


A Febrace será realizada no período de 13 a 19 de março na Cidade Universitária da USP. O evento promove projetos científicos de alunos de todos os estados brasileiros. Os prêmios para as melhores ideias vão desde menções honrosas até valores como 10 mil dólares, dinheiro esse que foi dado a alunos de uma escola de Bela Cruz (CE) no ano passado.



FONTE: G1

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI