Publicada em 14/02/2018 às 16h19.
Horário de Verão chegará ao fim neste domingo
Em estados como o Amazonas, Roraima e Rondônia horário será apenas 1 hora atrasado, no Acre serão duas horas

 

Em Pernambuco o horário passará a ser igual ao da capital federal. Foto: Internet/Reprodução (Foto: Internet/Reprodução)  
Em Pernambuco o horário passará a ser igual ao da capital federal. Foto: Internet/Reprodução


Em vigor desde outubro de 2017, o horário de verão chegará ao fim neste domingo (18). À exata meia-noite do sábado para o domingo, todos os moradores do Sul, Sudeste e Centro-Oeste deverão "atrasar" 1 hora de seus relógios. 

Dez estados e o Distrito Federal terão este trabalho, sendo eles o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, além da capital federal. Com isso, o horário no Leste do Amazonas e nos estados de Roraima e Rondônia ficará apenas uma horas atrasado em relação ao de Brasília, enquanto Oeste do Amazonas e Acre ficam duas horas na mesma condição.

O horário de verão foi instituído com o objetivo de permitir economia de energia no país em função do maior aproveitamento do período de luz solar. A medida foi utilizada pela primeira vez em 1931 e depois em outros anos, sem regularidade. Em 2008, ganhou caráter permanente e passou a vigorar do terceiro domingo de outubro até o terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte. 

Ainda em 2017, o governo federal chegou a avaliar o fim do horário de verão, após a divulgação de um estudo realizado pelo Ministério de Minas e Energia sobre a perda da efetividade dessa economia. A análise mostrou que a intensidade de consumo de energia elétrica estava mais ligada à temperatura do que ao horário, com picos nas horas mais quentes do dia. Porém, o período de estiagem que o país enfrenta, quando hidrelétricas estão com níveis de água reduzidos, vem obrigando o governo a ligar as termelétricas (de operação mais cara) e até mesmo a importar energia de outros países. Por isso o Planalto optou pela manutenção do horário de verão, que deverá ser reavaliado neste ano de 2018. 

(Com informações do Estado de Minas)
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Região: Últimas notícias
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia