Publicada em 26/05/2018 às 09h42.
Aeroporto do Recife fica sem combustível
Aeroporto de Brasília também está sem reserva de combustível por conta da greve dos caminhoneiros. Parte dos voos é cancelada.

Aeroporto Internacional dos Guararapes - Gilberto Freyre, fica localizado na Zona Sul do Recife (Foto: Arquivo G1)
(Foto: Arquivo G1)


Acabou o combustível no Aeroporto Internacional dos Guararapes, na Zona Sul do Recife, por conta da greve dos caminhoneiros. Um informe da administração do aeroporto às 11h18 aponta que o abastecimento está indisponível. A Infraero, que administra o terminal, informou que está operando com restrição.


Por telefone, a assessoria de comunicação do órgão em Pernambuco apontou que estão pousando na capital pernambucana apenas as aeronaves que tem querosene para continuar o próximo trecho.


"Foi emitido um Notam para os aeroviários e a gente está dependendo, de fato, das carretas com os combustíveis. O aeroporto está preparado para receber essas carretas, não depende da Infraero isso, mas estamos aguardando e não temos previsão”, informou a assessoria.


"Notam", sigla em inglês para "Aviso aos aero navegantes", é um documento oficial que notifica companhias aéreas, tripulantes e administração do terminal sobre mudanças de serviços e procedimentos.


Uma liminar da Justiça Federal em Pernambuco, divulgada nesta sexta-feira (25), determina que caminhões da Transportadora Moscato realizem o envio de combustível para o Aeroporto Internacional dos Guararapes. A decisão autoriza, ainda, que sejam utilizados integrantes do Exército para efetuar o transporte, se for preciso.


Na quinta-feira, o G1 havia revelado que, por volta das 11h de então, o aeroporto tinha 12 horas de reserva para abastecimentos. "Em princípio a partir da meia-noite o abastecimento estará comprometido", dizia o relatório.


 

Cancelamentos


 

Até as 18h, no aeroporto, foram cancelados nove voos que partiriam da capital pernambucana com destino a Belém (voo número 06413), Belo Horizonte (04200), Salvador (04981), Maceió (06955), Campina Grande (06980), Guarulhos (01617), Brasília (03990), Rio de Janeiro (03753) e Fortaleza (03416).


Pela manhã, a companhia aérea Azul já havia cancelado parte dos voos com partida e chegada no Aeroporto do Recife, nesta sexta. Na quinta, a companhia também cancelou outros 12 voos.


A recomendação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) é que de os passageiros com voos marcados para os próximos dias consultem as empresas aéreas antes de se deslocarem para os aeroportos.


 

Liminar


 

O juiz titular da 35ª Vara Federal em Pernambuco, Rodrigo Vasconcelos Coêlho de Araújo, concedeu liminar atendendo pedido da União para que a Transportadora Moscato, que tem contrato com a BR Distribuidora, realize o transporte de combustível aeronáutico de Suape para a Gerência de Aviação de Recife.


A empresa, segundo consta no processo, alegou ausência dos motoristas para realizar o transporte. A multa diária, no caso de descumprimento, é de R$ 100 mil.


Como medida alternativa oferecida pelo magistrado à falta de motoristas, foi autorizada "a utilização de integrantes do Exército Brasileiro, devidamente habilitados para tal fim, para efetuar esse transporte nos caminhões da Transportadora Moscato, ou qualquer outra", desde que haja concordância do Comando Militar do Nordeste.


Outra liminar, emitida na terça-feira (22), determinava que o grupo que bloqueia o acesso de caminhões ao Porto de Suape permita a entrada de veículos da empresa terceirizada que transporta combustível aeroviário.


O magistrado autorizou, como medida alternativa, que seja facultada à União "a utilização de integrantes do Exército Brasileiro, devidamente habilitados para tal fim, para efetuar esse transporte nos caminhões da Transportadora Moscato, ou qualquer outra, desde que haja expressa concordância do Excelentíssimo General de Exército Comandante Militar do Nordeste", afirma.


 

Quinto dia de protesto


 

Nesta sexta (25), a paralisação dos caminhoneiros contra o aumento no preço do diesel completa cinco dias. Mesmo com anúncio de um acordo entre o governo e entidades da categoria para uma trégua, a manhã foi marcada por bloqueios paricais em rodovias federais e na Avenida Portuária, que dá acesso ao Complexo Portuário de Suape.


G1

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI