Publicada em 30/05/2016 às 16h25.
Deslizamentos de barreiras matam quatro pessoas no Grande Recife
O desabamento aconteceu por volta das 4h e atingiu os quartos, banheiro e parte da sala de uma casa. Os pais conseguiram escapar.

A segunda-feira começou com tragédias na Região Metropolitana do Recife. Quatro pessoas morreram após duas barreiras deslizarem devido às fortes chuvas, que acontecem em vários pontos desde a madrugada. Até às 11h de hoje, a Capital pernambucana e Olinda já acumulavam mais de 230 milímetros. Para evitar mais transtornos, a Compesa suspendeu o abastecimento de água em áreas de morro, nas zonas Norte e Sul do Recife.


No Recife, uma criança de quatro anos morreu soterrada após um deslizamento de barreira na Estrada do Passarinho, em Dois Unidos, no Recife. O desabamento aconteceu por volta das 4h e atingiu os quartos, banheiro e parte da sala de uma casa. Os pais conseguiram escapar.


O pai da vítima, Ivaldo da Costa, disse que ele, a esposa e a filha estavam no quarto quando a barreira deslizou. "Escutei um barulho e quando olhei, a barreira já estava deslizando. Saímos correndo, mas voltei para procurar minha filha. Quando a encontrei ela já estava sem vida", contou. A criança ainda chegou a ser levada para a UPA de Nova Descoberta.


O coronel Castro Sinomar, da Secretaria-Executiva de Defesa Civil, comentou que uma construção irregular seria uma das causas do desabamento. "Estamos em uma área de risco e ainda um puxadinho fez sua base na barreira, colocando a sobrecarga nela", explicou.


A construção, de acordo com o pai da criança, seria de um vizinho. "A gente sabia que isso podia acontecer. Ele começou a construir e avisamos a ele que estávamos na época de inverno e para fazer a obra em outro momento. Ele não arcar com a vida da minha filha", lamentou.


á em Olinda, uma queda de barreira em Águas Compridas deixou três pessoas mortas e quatro feridas. O acidente aconteceu por volta das 6h, desta segunda-feira (30). Duas casas foram destruídas e uma parcialmente atingida. A Defesa Civil ainda não compareceu ao local.


As vítimas são Alexandra Xavier, de 36 anos, Bárbara, de 20 anos, e João Vitor, de 7 anos. O garoto é filho de Alexandra. Outras duas filhas da vítima - Débora Xavier, de 14 anos, e Adrielly Xavier, 10 -, além dos companheiros de Alexandra e Bárbara, estavam em casa na hora do desabamento e sobreviveram.


Populares ajudaram a socorrer as vítimas e retiraram o corpo de Bárbara antes da chegada do Corpo de Bombeiros. O sentimento é de indignação na vizinhança. Segundo os moradores do local, há mais de cinco meses pediram a colocação de lonas na barreira.


Chuvas


Por conta da chuva, várias faculdades e órgãos públicos decidiram cancelar os expedientes nesta manhã. Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) também suspenderam as aulas.


Escolas particulares de vários municípios da Região Metropolitana também suspenderam as aulas. O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) também cancelou as atividades forenses, assim como o Ministério Público Federal (MPF) em Pernambuco, o Procon-PE e o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco.


Criança morreu soterrada em desabamento no Recife



Em Olinda, deslizamento de barreiras deixou três pessoas mortas e quatro feridas

 

 

 

 

 

Folha Pe

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2025
Desenvolvido por RODRIGOTI