Publicada em 08/06/2016 às 07h31.
Na história de pontos corridos com 20 clubes, duas equipes conseguiram vaga após ficar nas últimas posições nas seis primeiras rodadas.
Com o Sport vindo de uma vitória no clássico sobre o Santa Cruz e mostrando poder de reação contra o Atlético-MG, a confiança parece ter voltado ao elenco rubro-negro. Tanto que, mesmo com a equipe ainda rondando a zona do rebaixamento, na 16ª posição, com os mesmos cinco pontos de Cruzeiro e América-MG que estão na área de degola, o discurso voltou a ser ousado. Nesta terça-feira, o meia Diego Souza, um dos líderes do grupo, reforçou que a meta do Leão neste Campeonato Brasileiro é de brigar por uma vaga na Libertadores. Classificação que também pode ser alcançada em caso de título da Copa Sul-Americana.
Vale destacar que, por mais otimista que possa parecer, o feito projetado pelo camisa 87 não seria inédito. Desde que a Série A passou a ser disputada no sistema de pontos corridos com 20 clubes (em 2006), dois times conseguiram sair das últimas posições na sexta rodada para alcançar uma vaga na principal competição do continente ao término do Brasileirão.
Em 2006, a façanha coube ao Paraná Clube, que após seis rodadas tinha os mesmos cinco pontos atuais do Sport, figurando também na 16ª posição. Porém, ao final da competição somaria 60 pontos, na 5ª posição, que excepcionalmente naquele ano classificou para a Libertadores. Isso porque o Internacional, que terminou com o vice-campeonato, já havia obtido a vaga, já que era o atual campeão continental. No ano seguinte, coube ao Flamengo a reação histórica, saindo da 17ª posição, com seis pontos, após seis jogos, para a terceira colocação ao término das 38 rodadas.
"A minha seleção é o Sport e vou dar sempre o máximo que puder vestindo essa camisa. Meu sonho e colocar o Sport na competição que ele merece estar, que é a Libertadores. Espero poder dar mais essa alegria a torcida e é o nosso objetivo sim. O campeonato está apenas começando e como já havia dito antes, ainda bem que essa fase ruim veio logo no começo e temos condições de recuperar. Vamos em busca disso. O campeonato está muito aberto ainda", desafiou o meia.
Diario de Pernambuco
Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.