Deu Brasil na quinta etapa do Fiji Pro. Gabriel Medina venceu o líder do ranking, o australiano Matt Wilkinson, e conquistou o bicampeonato. Com o resultado, o surfista somou 10.000 pontos no Circuito Mundial e pulou para a vice-liderança geral.
O caminho até a final do Mundial foi construído por vitórias importantes na fase decisiva. Nas quartas de final, o paulista bateu o compatriota Adriano de Souza, o Mineirinho, vencedor do título em 2015. Medina teve um 6,33 e um 4,53 como as suas melhores notas e somou 10,86 pontos para derrotar Mineirinho, que terminou a bateria com 8,83 pontos.
Nas semifinais, Medina derrotou o norte-americano Kelly Slater, 11 vezes campeão mundial. O brasileiro fez 14.67 pontos contra 12.03 do adversário. Foi a nona vitória do brasileiro em cima de Slater.
A decisão foi contra o australiano Matt Wilkinson, que havia eliminado o havaiano John John Florence nas quartas de final e o seu compatriota Adrian Buchan, nas semifinais. O histórico pesava a favor do brasileiro, com cinco vitórias em seis encontros diante do atual líder do ranking mundial. E no confronto de hoje, Medina novamente levantou vantagem. O fenômeno de Maresias mostrou que o verdadeiro rei dos tubos e derrotou o adversário por 15,60 a 6,34. Agora, os surfistas se preparam para a sexta etapa da temporada, que será realizada em Jeffreys Bay, na África do Sul, de 6 a 17 de julho.
Notícias ao Minuto