Muitos beneficiários do Bolsa Família estão tendo o programa cancelado por determinação do Governo Federal. Sob o argumento de que é preciso conter os gastos públicos para diminuir o rombo orçamentário, o presidente em exercício Michel Temer determinou cortes de despesas em áreas pontuais, entre as quais estão os repasses aos bolsistas do programa de transferência de renda.
Essa é a explicação dada por Ilka Acioli, coordenadora do Bolsa Família de Palmares, Mata Sul do estado. Em entrevista ao Portal Nova Mais, ela explicou que muitas pessoas têm sido pegas de surpresa com os cortes, uma vez que a fiscalização aumentou e as exigências socioeconômicas para o repasse do valor também:
- “Muitos cidadãos têm nos procurado para saber a razão do corte de tantas bolsas. O que acontece é que o Governo Federal intensificou a fiscalização e reduziu o número de bolsistas para conter os gastos públicos. Mas isso não significa o fim do programa”, explicou.
Para receber o benefício, o cidadão precisa seguir uma série de regras, como ser cadastrado em baixa renda e manter os filhos na escola regularmente, além de manter o cadastro permanentemente atualizado.