Foto: reprodução da internet
O Conselho Tutelar do município de Cortês confirmou os primeiros casos de adolescentes supostamente envolvidos com o “jogo” da Baleia Azul, na região. A informação foi divulgada nessa quinta-feira (27/04), pela página Evandro Notícias, e assustou moradores da localidade.
De acordo com a publicação, representantes do Conselho Tutelar afirmaram que já são três casos no município. Os familiares dos adolescentes, supostamente envolvidos no “jogo”, procuraram a entidade em busca de orientação.
Em Pernambuco, a Polícia Civil e Federal estão investigando outros casos de adolescentes envolvidos no “jogo” da Baleia Azul.
Com informações de Evandro Notícias.
O jogo da 'Baleia Azul', que propõe 50 desafios aos adolescentes e sugere o suicídio como última etapa, preocupa pais, alunos e professores no Brasil. O que atualmente está sendo conhecido como "jogo" na verdade é uma sequência de troca de mensagens em redes sociais e tarefas a serem cumpridas. Nas conversas, um grupo de organizadores, chamados "curadores", propõe 50 desafios macabros aos adolescentes, como fazer fotos assistindo a filmes de terror, automutilar-se desenhando baleias com instrumentos afiados em partes do corpo e ficar doente.
Segundo o presidente da Safernet, Thiago Tavares, o jogo foi um “fake news” (notícia falsa) divulgada por um veículo de comunicação estatal da Rússia que se espalhou a partir de 2015. “Era um ‘fake news’, mas existe um efeito que, sendo verdadeira ou não, a notícia gera um contágio, principalmente entre os jovens. O jogo não existia, mas com a grande repercussão da notícia, pode ter passado a existir.”
G1