Sabe aquela imagem da Avenida Rui Barbosa, na Zona Norte do Recife, sem engarrafamentos que você deve ter visto no JC Trânsito nas férias? É melhor esquecê-la. A partir desta segunda-feira (31), com a volta às aulas na maioria das escolas particulares, as principais vias da cidade receberão, aproximadamente, 250 mil veículos a mais, o que representa um aumento de 25% no fluxo, de acordo com a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). Circulam na capital pernambucana diariamente 1,2 milhão de veículos.
A Rui Barbosa é um dos corredores que vai receber fiscalização mais intensa, com 40 agentes e orientadores de trânsito. Lá, em 2014, o fluxo diário era de 24 mil veículos em períodos de aulas, enquanto nas férias caiu para 17,1 mil.
O tráfego maior nas vias é um dos fatores que provocam os congestionamentos, mas, aliado a isso, estão as infrações cometidas pelos motoristas. "Isso acontece muito pela falta de planejamenento das pessoas sobre a hora de sair de casa. Depois elas querem usar a pressa para justificar esses atos errados. Dizem que estão paradas ali só por um momentinho, mas enquanto isso o trânsito congestiona e as crianças estão vulneráveis", afirma o chefe de educação para o trânsito da CTTU, Francisco Irineu.
A fiscalização sobre infrações - como estacionamento em local proibido - será intensificada até o próximo dia 17, quando começa o ano letivo na rede municipal de ensino. Além disso, os pais devem ficar atentos à segurança dos filhos. "De forma nenhuma devem deixar crianças desembarcarem na via sozinhas", orienta Irineu. Serão distribuídos panfletos com orientações sobre o respeito às leis de trânsito e também sobre o combate ao Aedes Aegypti.
Além da Rui Barbosa, a Avenida Agamenon Magalhães receberá a operação da CTTU. A redução no fluxo nessa via, que é a mais movimentada do Recife, foi de 89 mil para 70,4 mil veículos por dia entre os períodos de aulas e das férias (veja as mudanças no infográfico).
A fiscalização estará ainda no entorno da Via Mangue, já que há escolas de grande porte nas ruas Padre Bernardino Pessoa e Professor Eduardo Wanderley Filho, que levam da recém-inaugurada pista leste até a Avenida Domingos Ferreira, outro corredor que será alvo da ação.
A orientação do chefe de educação para o trânsito da CTTU para quem precisar pegar essas vias é de procurar observar a sinalização. Estacionar em fila dupla ou em faixas de pedestre é infração grave, com multa de R$ 127,69 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além do risco de ter o carro rebocado.
*Os dados são relativos ao ano de 2014, quando a frota de veículos no Recife, segundo o Detran-PE, era de 659.250. Em 2015, a frota era de 674.782 veículos. Não há números de 2015 sobre o fluxo no período de férias.
FONTE: NE10