O Menu de contexto sofreu algumas mudanças estéticas no Windows 10, dessa vez um pouco mais largo do que o clássico. Se você prefere o anterior, não se preocupe pois existe uma maneira bem simples de reativá-lo. Veja no tutorial abaixo.
Para o processo é preciso estar conectado com uma conta de administrador e abrir o editor de registro do Windows.
Atenção: Alterar o menu de contexto pode causar incompatibilidade com atualizações futuras do Windows, portanto tenha em mente que antes de atualizar, deve reverter para o novo menu de contesto.
Acesse o editor de registro do Windows ao digitar regedit no executar (Windows+R).
Ou por meio da pesquisa do Windows (Windows+S), também ao digitar regedit.
Nele, navegue até a seguinte chave HKEY_LOCAL_MACHINESOFTWAREMicrosoftWindowsCurrentVersionFlightedFeatures. Vale lembrar que você pode usar o Regjump para acessar uma chave com mais rapidez, veja aqui como.
Dentro de FlightedFeatures, clique em Novo -> Valor DWORD (32 bits) e dê o nome de ImmersiveContextMenu.
Clique duas vezes sobre ImmersiveContextMenu e em Dados do Valor digite 0.
Feche o editor de registro do Windows e abra o Gerenciador de tarefas (Ctrl+Shift+Esc). Selecione o Windows Explorer e escolha Reiniciar.
Clique com o botão direito sobre a área de trabalho ou um arquivo e verifique se o menu de contexto foi alterado. Veja um comparativo abaixo.
Caso ele não tenha sido alterado, tente fazer o logoff/logon do usuário ou reiniciar o computador.
Para reverter o menu de contexto para o utilizado no Windows 10, basta voltar em FlightedFeatures e remover o valorDWORD ImmersiveContextMenu.
Aprenda também dicas para trabalhar com dois ou mais monitores no Windows e como solucionar possíveis problemas na loja do Windows. Outras dicas estão disponíveis na área de Windows do BABOO.