É FAKE! / Reprodução do g1.
Circula pelas redes sociais um vídeo de um homem dizendo que o "maior poço de gás do mundo" foi descoberto em Foz do Iguaçu durante o governo Lula, com capacidade para fornecer "gás de graça" para os brasileiros. Ele afirma que o PT criou uma reserva ambiental no local, o Parque do Iguaçu, para obrigar os brasileiros a comprar o gás da Bolívia. É #FAKE.
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) informa que o conteúdo do vídeo mencionado não procede. O Parque Nacional do Iguaçu foi criado pelo Decreto nº 1.035, de 10 de janeiro de 1939, e a última ampliação da unidade foi definida pelo Deecreto nº 86.676, de 1º de dezembro de 1981, quando o país era governado pelo general João Baptista de Oliveira Figueiredo. Luiz Inácio Lula da Silva governou o país entre 2003 e 2011.
O ICMBio divulgou dois links em que é possível obter mais informações sobre a criação do Parque Nacional do Iguaçu e do Plano de Manejo da Unidade de Conservação Federal.
A Agência Nacional do Petróleo (ANP) afirma que não há, atualmente, nenhum bloco exploratório, nem poço ou campo produtor brasileiro na região da cidade de Foz do Iguaçu. Em todo o Estado do Paraná, só há dois campos:
Barra Bonita: descoberto em 1996, o campo fica na Bacia do Paraná, na cidade de Pitanga (PR), com previsão de iniciar produção em maio de 2022. Trata-se de um campo em operação pela Barra Bonita Óleo e Gás Ltda, arrematado na 13ª Rodada de Licitações, realizada em 2015 para áreas inativas com acumulações marginais. Acumulações marginais são descobertas conhecidas de petróleo e/ou gás natural, onde ou não houve produção ou a produção foi interrompida por falta de interesse econômico. Diante disso, o potencial produtivo não pode ser comparado com o gás oriundo da Bolívia.
Campo Caravela: campo marítimo localizado na porção sul da Bacia de Santos, em águas territoriais do Paraná, a cerca de 180km da costa dos estados de Santa Catarina e Paraná. O campo está em etapa de devolução da área e não produz desde o ano de 2002.
A ANP esclarece que a Bolívia vende gás para outros países, além do Brasil.
De acordo com o Ministério das Minas e Energia, o Brasil pode ser também abastecido por gasoduto pela Argentina, porém esse canal é restrito ao consumo de um empreendimento de geração termelétrica.
O MME afirma que a principal fonte de gás importado, após a Bolívia, é a importação de GNL. O GNL pode ser adquirido de vários países, como os EUA, Trinidad e Tobago, Angola, Reino Unido e Países Baixos, entre outros.
Tabela elaborada pelo Ministério de Minas e Energia / Reprodução do g1.
FONTE: G1.