O WhatsApp ficou fora do ar por 1h30 para alguns usuários na tarde desta última quinta-feira. Os relatos de instabilidade no mensageiro, disponível para Android,iOS e Windows Phone, surgiram nas redes sociais a partir de 17h. Procurada pelo site, a assessoria de imprensa do app justificou que houve "problema no servidor" e que a queda não foi limitada ao Brasil. O mensageiro voltou a funcionar por volta de 18h30.
Vale lembrar que, no início de maio, a Justiça de Sergipe ordenou o bloqueio do WhatsApp no Brasil por 72h, porém, a equipe jurídica do mensageiro recorreu a decisão e obteve uma vitória na Justiça, que determinou que ele voltasse a ficar online após 24h de suspensão.
Na ocasião, a medida ocorreu após a Justiça solicitar o compartilhamento de informações para uma investigação criminal, que foi recusada pelo Facebook (proprietário do WhatsApp). O app também adotou criptografia no início de abril, tecnologia que impede a obtenção do conteúdo presente nas mensagens de usuário. O WhatsApp já havia ficado fora do ar por 48 horas, em 16 de dezembro do ano passado, em um contexto similar.
O site americano Is it down right now, que mostra o status dos principais aplicativos, confirmou que a queda do mensageiro não atingiu apenas o Brasil. Segundo dados do site, o app enfrenta problemas desde às 18h, aproximadamente.
Com os constantes bloqueios do mensageiro, alguns concorrentes do app de mensagens mais usados pelos brasileiros, ganharam destaque nos últimos tempos. Um exemplo é o Telegram, app grátis que permite a configuração para que as mensagens sejam apagadas automaticamente após alguns segundos.
Alguns usuários optaram pelo recurso da VPN para utilizar normalmente o WhatsApp. Porém, é importante destacar que a VPN funciona como uma rede privada dentro da Internet. O "proprietário" desta rede pode, em tese, as suas conversar por WhatsApp.
Techtudo