Em alusão ao Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio, a prefeitura de Porto Calvo, por meio do Centro de Referência Especializado em Assistência Social e do Conselho Tutelar realiza diversas mobilizações em escolas da cidade na quinta (19).
Como forma de apoiar a luta contra o abuso sexual de crianças e adolescentes, uma série de ações foram desenvolvidas desde o início desta semana na cidade. Materiais educativos impressos em formato de folders serão distribuídos nas unidades de ensino nesta quinta (19), onde os alunos receberão explicações e orientações sobre o tema. Nesta sexta (20), está marcada uma caminhada pelas principais ruas do bairro Mangazala a partir das 8h.
Nessa segunda (16), as escolas da zona rural receberam instruções da equipe responsável pela campanha. Na terça (17), 45 crianças foram reunidas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) durante todo o dia, onde participaram de rodas de conversa, assistiram vídeos educativos e participaram de atividades lúdicas.
Segundo a psicóloga do CREAS, Adriana Cristina, a iniciativa de prevenção é voltada, principalmente, para a conscientização de pessoas mais próximas a crianças, para que consigam identificar o abuso e/ou exploração sexual e acionar os órgãos responsáveis como o Conselho tutelar e o CREAS, além de denunciar o crime pelo Disque 100.
Para a presidente do Conselho Tutelar, Laudijane Barros, “a criança ou adolescente que sofre o abuso passa por uma pressão psicológica muito grande, por isso é importante que a campanha quanto a esse tipo de violência dure todo o ano, não se restringindo ao dia 18 de maio”.
A escolha das ações teve como objetivo principal a prevenção, com um trabalho informativo junto aos pais, responsáveis e professores. Para o desenvolvimento da iniciativa, o CREAS e o Conselho Tutelar têm o apoio da prefeitura de Porto Calvo, da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
Gazeta Web