Publicada em 18/05/2016 às 09h11.
O grupo chegou ao local por volta das 18h e se concentrou em uma sala onde funcionava o escritório local do antigo ministério.
Manifestantes contrários à extinção do Ministério da Cultura (MinC) ocuparam na noite desta terça-feira a sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Pernambuco. O MinC foi incorporado ao Ministério da Educação no governo interino de Michel Temer. A sede do Iphan fica no bairro da Boa Vista, Centro do Recife.
O grupo chegou ao local por volta das 18h e se concentrou em uma sala onde funcionava o escritório local do antigo ministério. Os manifestantes estenderam uma faixa no chão onde se lia a mensagem “Artistas pela Democracia”. Nesta quarta-feira, às 15h, o movimento Ocupa MinC PE realiza uma assembleia geral para organizar as atividades da ocupação.
Os manifestantes também se posicionam de forma contrária à gestão Temer. “O movimento é suprapartidário, autogestionado, horizontal e se propõe a realizar atividades de mobilização, formação e ações culturais. Nós não queremos apenas o retorno do Ministério da Cultura, exigimos o fim desta gestão ilegítima golpista! Os golpistas tem medo da arte e da cultura! Não nos calarão!”, diz uma postagem na página do Ocupa MinC PE.
Em nota, o Iphan afirmou que os manifestantes estão cooperando para preservarem as unidades e não intereferir no seu funcionamento. Segundo o órgão, não há registro de incidentes ou interrupções das atividades do Iphan, que seguem normalmente. Confira a nota na íntegra:
"O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) vem presenciando ocupações e manifestações, em suas sedes, organizadas por movimentos culturais e por profissionais ligados à Cultura. Até o momento, há manifestantes nas sedes do Iphan em Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Recife (PE), Rio Grande do Norte (RN), Aracaju (SE) e no Edifício Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro (RJ), compartilhado com outros órgãos federais da Cultura.
Em todos os locais, os dirigentes do Iphan vem obtendo a cooperação dos manifestantes no sentido de permanecerem em áreas externas, preservarem os acessos e espaços públicos, em especial os tombados, e não afetarem o funcionamento e a segurança das unidades. Não há registro de incidentes ou interrupções das atividades do Iphan, que seguem normalmente.
O Iphan é uma autarquia do Governo Federal que há 80 anos atua na preservação, valorização e promoção do Patrimônio Cultural Brasileiro. Entre os órgãos federais da Cultura é o que apresenta maior capilaridade, sendo, em muitos estados, a única representação oficial do Governo Federal ligada à Cultura. A instituição possui Superintendências em todos os Estados e no Distrito Federal, além de escritórios técnicos e casas do patrimônio em cidades do interior que possuem conjuntos tombados ou reconhecidos como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
Direção do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan".
Diario de Pernambuco
Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.