O jogo de volta da final do Campeonato Pernambucano 2025 promete fortes emoções. O Sport, dono de uma campanha sólida, joga com a vantagem do empate para conquistar o tricampeonato. Do outro lado, o Retrô busca uma virada para levantar a taça pela primeira vez.
A decisão acontece na Ilha do Retiro, nesta quarta-feira (02), às 21h30, com promessa de casa cheia para empurrar o Leão. O duelo promete ser tão intenso quanto o primeiro confronto da final, disputado na Arena de Pernambuco, onde o Sport venceu por 3 a 2 e largou na frente na briga pelo título.
Mesmo após vencer o jogo de ida da final e precisar apenas de um empate para conquistar o 45º título estadual, o Sport não pretende se acomodar com a vantagem no placar agregado. Diante do Retrô, na Ilha do Retiro, a equipe rubro-negra promete uma postura de imposição para confirmar a taça.
Apesar do estilo de jogo intenso e ofensivo do Leão, o time precisa ficar atento às armas da Fênix. Um exemplo disso foi o vacilo cometido no primeiro confronto, quando, em apenas seis minutos, no início do segundo tempo, sofreu o empate na Arena de Pernambuco e precisou buscar o terceiro gol na reta final.
O técnico Pepa ressaltou que erros como esse não podem se repetir e destacou a importância de aprender com essas falhas para o jogo da volta. Essa lição parece ter surtido efeito no elenco, que se preparou com foco total para a decisão desta quarta-feira. O goleiro Caíque França comentou sobre suas expectativas para o duelo contra o Retrô.
"Uma final não tem favorito. Podemos ter conseguido a vantagem na primeira partida, mas nosso pensamento e nossa maneira de jogar continuam os mesmos. Vamos buscar a vitória mais uma vez e esse título. Sabemos que será uma partida difícil, pois o adversário demonstrou qualidade ao longo da competição e no último jogo", projetou o goleiro.
No que diz respeito ao elenco que entrará em campo, um problema surge no lado esquerdo da defesa. O lateral Igor Cariús está cumprindo o protocolo de concussão após o susto na estreia do Brasileirão e ficará de fora da final na Ilha do Retiro. Seu substituto imediato, Dalbert, segue lesionado e também não poderá ser relacionado.
A dúvida agora é quem assumirá a posição para enfrentar o Retrô. A solução mais provável é a utilização de um zagueiro improvisado na lateral. Chico e Lucas Cunha despontam como as principais opções para ocupar o setor.
RETRÔ
De olho no título inédito, o Retrô precisa vencer em plena Ilha do Retiro para escrever mais um capítulo em sua história. A desvantagem no placar agregado pode servir como motivação extra para a equipe de Camaragibe, adotando uma postura ofensiva contra o Sport.
Um exemplo da capacidade de reação do time comandado por Wires Souza foi o empate conquistado no jogo de ida, na Arena de Pernambuco. Após um primeiro tempo dominado pelo Leão, a Fênix soube se ajustar dentro de campo e reagiu na segunda etapa. Para o duelo da volta, a base da escalação deve ser mantida.
A equipe vem em ascensão na temporada e já mostrou que pode brigar por grandes objetivos em 2025. Cientes do potencial da Fênix, os próprios atletas reconhecem a possibilidade de fazer história na final desta quarta-feira e demonstram confiança, como revela o professor Wires .
"Os jogadores estão muito concentrados, o clima está ótimo e também muito tranquilo a respeito do jogo. Estão muito confiantes para serem campeões sabendo que vamos enfrentar uma grande equipe. Sentimento de confiança para fazer esse jogo. Também feliz pelos meus jogadores estarem concentrados para esse jogo”, disse o treinador.