Publicada em 14/10/2015 às 10h30.
CELPE já registrou nove mortes por choque em vias públicas em 2015
Idoso morreu na segunda (12), eletrocutado por um fio que arrebentou. A orientação é evitar tocar em fios soltos e postes no meio da rua.

Desde o início do ano, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) registrou nove mortes envolvendo a rede elétrica em vias públicas no estado. O último caso foi na segunda-feira, (12), na zona rural de Jaboatão dos Guararapes, quando um idoso foi atingido por um fio que arrebentou. O homem, de 67 anos, morreu eletrocutado. Ele estava acompanhado do neto, mas o adolescente não ficou ferido.

A Celpe informou que vai apurar as causas do acidente, para saber por que o fio arrebentou, se havia sobrecarga ou a interferência de ligações clandestinas. No entanto, o superintendente de operações da Celpe, Saulo Cabral, orienta desde já que os pedestres evitem se aproximar de fios soltos. "Tem que existir essa preocupação, tem que acionar a Celpe", afirmou.

O superintendente também comentou que, no Grande Recife, é comum ver postes com vários fios, o que pode comprometer a estrutura. "Existem postes que são de várias empresas, fios de várias empresas. O que percebemos na Região Metropolitana do Recife é um excesso; em grande parte, são fios de telecomunicações", completa Saulo.

Mesmo que todos os fios devam ser evitados para não causar acidentes, o superintendente ajuda a identificar os de eletricidade. "Os quatro primeiros fios do poste, os mais esticados, presos por uma pecinha cinza, são de energia. Todos os demais, que provocam emaranhado, são fios de telefonia", conclui.

Acidentes em casa


A maioria dos acidentes e mortes por choque elétrico, no entanto, não acontecem na rua. Há muitas armadilhas dentro de casa. Colocar vários eletrodomésticos em uma só tomada, por exemplo, é um perigo. "O 'T' deve ser usado em raras exceções, somente em caráter provisório. Se usado de forma constante, ele pode sobreaquecer e até pegar fogo", explica Saulo.

Também é preciso cuidado com ajustes. Fios quebrados ou danificados podem ser remendados com fita isolante. "Mas é importante mesmo que a gente busque trocar o fio ou chamar alguém que faça o serviço, para não permitir que isso vaze e dê choque", continua, dando destaque para a importância do aterramento dentro de cada residência. "É um fio ligado a uma vara de cobre, enterrado no piso. É um elemento de segurança para qualquer instalação elétrica", detalha o superintendente. O aterramento protege os moradores em caso de vazamento de corrente.

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI