O deputado federal João Fernando Coutinho (PSB/PE) esteve, na terça-feira (29/12), nos estúdios da Nova Quilombo FM, para fazer um balanço do ano de 2015 na sua primeira legislatura, bem como falar de assuntos de relevante interesse social. Entre os temas discutidos durante o programa Microfone Aberto estão: investimentos na Mata Sul, projetos de lei para a região, impeachment da presidente da república, crise política e econômica nacional e sucessão municipal em 2016.
O político chegou aos estúdios da Nova Quilombo FM por volta das 12h30, acompanhado por um séquito de assessores e políticos aliados: o prefeito de Palmares, João Bezerra; o prefeito de Jaqueira, Marivaldo Andrade, além de representantes de outros municípios da região. Em entrevista ao vivo aos jornalistas Gustavo Manoel e Caio Lima, ele fez uma análise geral do período pós-eleições presidenciais de 2014.
Questionado se votará favorável ou contrário ao impeachment de Dilma Rousseff no processo em andamento no Congresso, ele afirmou não ter ainda tomado uma decisão peremptória, mas espera que tudo ocorra de forma justa e segura para a nação, sem intervencionismos antidemocráticos e achaques políticos:
- “Todo mundo sabe que eu não votei na Dilma, votei em Marina no primeiro turno (por causa de Eduardo Campos) e em Aécio, no segundo, mas não podemos tomar decisões precipitadas. O impeachment é um processo democrático, previsto na Constituição Federal, mas deve ser usado com cautela e justiça e não como barganha política. O que vemos hoje infelizmente é um presidente da Câmara (Eduardo Cunha) irresponsável, que mentiu numa CPI, usando dessa prerrogativa por vingança e para se safar de suas próprias acusações. Eu ainda não decidi se votarei contra ou a favor, mas espero que o processo corra de maneira justa e correta”, disse.
EMPRESAS NA MATA SUL
O deputado também foi questionado do porquê empresas de grande porte nunca se interessarem em investir em Palmares e região, trazendo aumento de emprego e renda para as famílias locais. A pergunta entra no contexto da divulgação, no último fim de semana, de que dez fábricas pretendem abrir filiais na cidade de Escada, próximo à região metropolitana de Recife. Ele declarou que, apesar de seus esforços e interesses, não tem como obrigar os empresários a investirem onde eles não visualizam segurança suficiente:
- “Infelizmente nem sempre o pedido de um deputado tem peso na hora de convencer empresas a investirem em determinadas regiões, mas o povo não entende isso. A Unilever é uma multinacional de peso, que faz estudos para saber onde é a melhor região para investir. As enchentes de 2010, de fato, prejudicaram e muito a visão das empresas com relação às cidades da Mata Sul, pois qualquer empresário fica reticente em abrir uma empresa em cidades com riscos de inundações. Por isso precisamos de uma série de estratégias e investimentos para torná-la atrativa novamente, como é o caso da barragem de Serro Azul”, declarou.
Sobre os projetos que impetrou no seu primeiro mandato como deputado federal, João Fernando Coutinho enfatizou o objetivo de investir em produção de energia limpa e viável em cidades pernambucanas, sobretudo no Agreste, através da aplicação de modernas e, segundo ele, mais baratas placas solares:
- “Nós impetramos vários projetos esse ano para impulsionar a economia pernambucana e baratear os custos de produção de energia. Entre elas, a aplicação de placas solares, que são mais baratas que a onerosa energia hidrelétrica e muito adaptada à nossa região”, afirmou.
SUCESSÃO MUNICIPAL
No tocante à sucessão municipal em 2016, o deputado foi cauteloso em revelar apoios políticos, mas garantiu que estará presente em vários palanques na região:
- “Em Xexéu temos uma dívida de gratidão com Dr. Eudo Magalhães, em Jaqueira temos uma parceria com Marivaldo Andrade; em Palmares com João Bezerra e Joaquim Nabuco temos uma boa relação com João Carvalho. Mas acho um pouco precipitado falarmos disso agora, teremos tempo para essas questões mais pra frente”, desconversou.
Sobre sua cidade natal, Água Preta, João Fernando lamentou a administração municipal, mas deixou para o povo julgar as ações do atual mandatário. Questionado se seu pai, o ex-prefeito Eduardo Coutinho, é pré-candidato às eleições em 2016, ele respondeu:
- “Até que me provem o contrário, com certeza. Ele tem uma vida política em Água Preta de mais de 30 anos e não vai ser agora que vai abrir mão dela”, afirmou.
Por fim, o deputado desejou a todos os ouvintes e internautas um excelente 2016 e declarou que todos podem contar com o seu trabalho até o fim do seu mandato parlamentar.