O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou nesta terça-feira (17) que 31 atletas, de 12 países e seis modalidades, pegos em exames antidoping utilizando amostras das Olimpíadas de Pequim-2008 podem ser proibidos de participar dos Jogos do Rio-2016.
"Todas essas medidas são um poderoso golpe contra trapaceiros que não deixaremos vencer", disse o presidente do COI, Thomas Bach. "Nós guardamos amostras por dez anos, para que trapaceiros saibam que nunca poderão descansar". Técnicas mais novas e mais avançadas foram utilizadas para avaliar novamente 454 amostras de Pequim. Em seu site oficial, o COI explica que os procedimentos legais iniciarão imediatamente e, quando considerado culpado, o esportista estará banido dos Jogos Olímpicos do Rio.
Em 2008, os testes foram focados em atletas com potencial para disputar os Jogos de 2016 e ainda não terminaram. Segundo o Portal G1, o comitê avisou também que medalhistas de Londres e Pequim devem refazer os exames de forma ainda mais minuciosa. Resultados das amostras testadas em Londres-2012 serão divulgados nos próximos dias
Notícias ao Minuto