Publicada em 18/05/2016 às 07h44.
Eduardo Cunha pede ao STF para trocar relator de inquérito sobre porto
Presidente afastado da Câmara diz que caso não tem relação com Lava Jato. Atual relator, ministro Teori Zavascki deverá analisar o pedido dos advogado

O presidente afastado da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que um dos inquéritos abertos para investigá-lo, o que apura se ele recebeu propina nas obras do Porto Maravilha, no Rio de Janeiro, saia do âmbito da operação Lava Jato e ganhe um novo relator.

O atual relator do inquérito é o ministro Teori Zavascki, responsável pelos processos da Lava Jato no Supremo, a quem caberá analisar o pedido.


O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu para investigar Cunha pelos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção passiva com base nas delações premiadas dos empresários Ricardo Pernambuco e Ricardo Pernambuco Júnior, da Carioca Engenharia.

A suspeita é de que Cunha tenha solicitado e recebido do consórcio formado por Odebrecht, OAS e Carioca o valor de R$ 52 milhões para atuar para a compra, pela Caixa, de títulos emitidos pelo município do Rio para financiamento das obras.

Para os advogados, não há conexão entre o caso do Porto Maravilha e a Petrobras. Eles lembraram que em outros casos, mesmo quando as suspeitas surgiram no âmbito da Lava Jato, os processos foram redistribuídos e ganharam novo relator.

"Os fatos submetidos à investigação nos presentes autos não guardam nenhuma conexão com eventual favorecimento em contratos celebrados entre o denominado grupo de empreiteiras e a Petrobras. [...] Na corrente hipótese não se investiga nenhum contrato com a mencionada estatal, nem mesmo qualquer fato minimamente a ela relacionado", diz a defesa de Eduardo Cunha.


G1

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2025
Desenvolvido por RODRIGOTI