Prefeito de Pesqueira, Marcos Cacique, no Agreste / Foto: Folha PE.
Na manhã desta quinta-feira (3), a Polícia Civil de Pernambuco realizou a 17ª Operação de Repressão Qualificada do ano, denominada Pactum Amicis. A ação, que tem como alvo um esquema de corrupção, fraude em licitações e lavagem de dinheiro, foi coordenada pela 3ª Delegacia de Combate à Corrupção (3ª DECCOR), sob o comando do delegado Jeová Miguel.
As investigações tiveram início em abril de 2022 e miram uma organização criminosa voltada para crimes contra a administração pública. Durante a operação, foram cumpridos um mandado de prisão e 15 mandados de busca e apreensão domiciliar. Além disso, a Justiça determinou a suspensão de funções públicas de alguns investigados, bem como o sequestro de bens, bloqueio de ativos financeiros e outras medidas cautelares.
Segundo informações preliminares, o atual prefeito de Pesqueira, Cacique Marcos, foi afastado por 30 dias. De acordo com as investigações, ele era secretário de Governo na época, e assinava as licitações, que foram consideradas ilegais. A operação contou com um efetivo de 100 policiais civis, incluindo delegados, agentes e escrivães.
Também participaram equipes da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil (DINTEL), do Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (LAB/LD) e do Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado do Ministério Público (GAECO/MPPE).
O Comando de Operações e Recursos Especiais (CORE/PCPE), a Corregedoria da Secretaria de Defesa Social e o Corpo de Bombeiros Militar também deram apoio à ação. Novas informações devem ser repassadas à imprensa em coletiva da polícia civil.
FONTE: PORTAL NOVA MAIS.