Publicada em 04/04/2025 às 11h12.
Prefeito de Pesqueira, Marcos Xukuru, é afastado por 30 dias após operação da Polícia Civil
Investigação teve início em abril de 2022, com o objetivo de identificar e desarticular uma organização criminosa voltada à prática dos crimes de corrupção ativa e passiva, fraude em licitação e lavagem de dinheiro.

Prefeitura Municipal de Pesqueira / Foto: Divulgação.    


 O prefeito de Pesqueira, Marcos Xukuru, Agreste de Pernambuco foi afastado das atividades após a Polícia Civil deflagrar na manhã desta quinta-feira (3), a operação "Pactum Amicis". A investigação teve início em abril de 2022, com o objetivo de identificar e desarticular uma organização criminosa voltada à prática dos crimes de corrupção ativa e passiva, fraude em licitação e lavagem de dinheiro.


Segundo a Polícia Civil, estão sendo cumpridos um mandado de prisão, quinze mandados de busca e apreensão domiciliar e as medidas cautelares de suspensão do exercício de função pública, sequestro de bens e valores e bloqueio judicial de ativos financeiros, todos expedidos pelo Juízo da Vara Criminal da Comarca de Pesqueira.


A polícia ainda disse que o delegado Jeová Miguel Filho, titular da 3ª Delegacia de Combate à Corrupção de Caruaru (3ª DECCOR), passará outros detalhes sobre o caso durante uma coletiva de imprensa programada para acontecer na sexta-feira (4), no Recife.


Ao g1 Prefeitura de Pesqueira disse que o "pedido de afastamento do Prefeito Marcos Xukuru se deu por ele ter sido secretário no ano dessa investigação.


A nota diz que a defesa reafirma que o Prefeito não tem envolvimento com os fatos apurados e que as acusações são infundadas. As medidas legais cabíveis estão sendo tomadas para reverter o afastamento, que entendemos como mais um ato de perseguição política".


Relembre o caso: operação investiga fraudes em contratos públicos


A operação cumpriu mandados de busca e apreensão; no entanto, não há informações sobre prisões. O prefeito foi afastado do cargo e, em nota, afirmou que a ação se trata de perseguição política, já que as investigações envolvem contratos de 2021, antes de sua gestão.

 

Enquanto isso, a defesa de Cacique Marcos nega irregularidades e, além disso, já tomou medidas para reverter a decisão. O Tribunal de Justiça de Pernambuco decidirá, nos próximos dias, se mantém ou revoga o afastamento. Por fim, as investigações continuam para esclarecer os fatos.

 

A Operação Pactum Amicis, por sua vez, foi deflagrada pela Polícia Civil de Pernambuco e, atualmente, investiga possíveis fraudes em contratos públicos. O prefeito de Pesqueira, Cacique Marcos, está entre os alvos, assim como o vereador Pastinha Xucuru, Roseli, responsável por licitações, além de Janailson, dono de uma empresa de veículos agregados ao município.



FONTE: G1 CARUARU.





 

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2025
Desenvolvido por RODRIGOTI